Ir para conteúdo

A Ecovia do Litoral é uma infraestrutura contínua, constituída por 12 segmentos, que percorre todo o litoral Algarvio numa extensão de cerca de 214 km, desde o Cabo de S. Vicente - Sagres (km zero) - até Vila Real de Santo António, por caminhos próximos do mar que atravessam os 12 concelhos do litoral meridional algarvio.

Esta rota clicável desenvolve-se tanto sobre Ciclovias pré-existentes como por estradas de tráfego misto com reduzidos volumes de circulação ou por percursos de natureza em áreas protegidas - através de caminhos de circulação restrita e condicionada, nomeadamente troços de circulação exclusiva a veículos não motorizados - e que nos conduzem a paisagens magníficas ao longo do litoral algarvio.

Aos Municípios envolvidos, contempla essencialmente trabalhos de pavimentação, sinalização e de implementação de novas pontes e passadiços. O objetivo é o de aproveitar caminhos já existentes, como estradas secundárias e caminhos rurais abandonados ou desativados, que foram recuperados, melhorados e embelezados, e dotá-los de informação e sinalização específica, podendo haver alguns troços citadinos.

O percurso no Concelho de Olhão, vai da Arroteia de Baixo até Bias do Sul, com uma extensão total de aproximadamente 8 Km, com passagem por salinas e por dentro da vila da Fuzeta.